> região > pouso alto
 
 

O município de Pouso Alto tem sua história fortemente relacionada ao desenvolvimento histórico do nosso país, pois serviu de pouso para diversos bandeirantes celebrados pela história tais como o caçador de esmeraldas Fernão Dias Paes Leme, Matias Cardoso e tantos outros. O clima intimista e acalentador da cidade, que já era aparente desde então, fez com que os bandeirantes batizassem a cidade de Pouso Alto, por ser o pouso favorito destes nas Terras Altas da Mantiqueira.

As primeiras bandeiras à romper a mata e adentrar o local que se tornaria Pouso Alto, em 1673, foram as de Piratininga e Taubaté, que vieram a procura de ouro, porém encontraram uma comunidade de índios Goitacazes vivendo a beira do Rio que até hoje cruza a cidade. A fundação da cidade se deu em 1675 pelas mãos do paulista de Guaratinguetá, João dos Reis Cabral, que obteve a sesmaria das terras que vão até o alto da Mantiqueira. Importante também mencionar que antes disso uma capela já havia sido construída por Antônio Delgado no local que atualmente abriga a bela Igreja Matriz. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1752, é um belíssimo exemplar da história da cidade de Pouso Alto. Foi também de Delgado a bandeira fincada no topo do morro que hoje serve de local para o tradicional Hotel Serra Verde.

Pouso Alto foi elevado a município em 1874 e quatro anos depois se tornou uma Comarca. O município contribui com dois barões para a nobiliarquia brasileira, foram eles: O Barão de Pouso Alto, Sr. Francisco Teodoro da Silva, cuja residência hoje abriga a Prefeitura e a Câmara Municipal, e o Barão de Monte Verde, Sr. Joaquim Pereira da Silva.

Entre os moradores ilustres da cidade figuram os escritores Julio Ribeiro, autor do romance “A Carne” e o diplomata Ribeiro Couto, que aqui escreveu “A Cabocla”, sucesso revivido na televisão. Outro ilustre que habitou Pouso Alto foi o poeta Manuel Bandeira, célebre membro do grupo de Modernistas que participaram da Semana de Arte Moderna, que utilizou o clima ameno da cidade para recuperar sua saúde.